quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um Convite para a Ternura


Tenho olhos na alma.
Eles são diferentes dos olhos da face, pois eles não vêem o que se mostra, mas aquilo que se esconde.
Com meus olhos da alma pude ver muitas coisas no mundo: amores, tristezas, paixões, traumas, prazeres, maldade, ganância, inveja, solidariedade, calma, alegria, medo. E tantas outras coisas.
Mas havia algo que eu não entendia o que era, havia uma mancha disforme que existia em todas as almas que vi, algumas menores e outras maiores, algumas tomavam toda a alma.
Mas era uma mancha curiosa, pois não era uma mancha de coisa escura, era uma mancha clara, como se no lugar houvesse uma ausência. Como um câncer que funcionasse ao contrário, ao invés de fazer crescer desordenadamente, fizesse matar desordenadamente.
Então, isso me incomodou, e por muito tempo não entendi o que era. Hoje percebi. Era a Solidão.
 Solidão é essa doença da alma que nos deixa ocos. É esse câncer invertido que vai consumindo a si próprio e se alimentando do resto de alma que temos.
Então, senti uma dor em meu peito, e quando olhei com meus olhos no espelho de minha vida, vi que em mim também há essa mancha de vazio.
Curiosamente, vi que na borda de minha mancha havia como uma substância bonita, furta-cor brilhante, e me parecia que essa substância estava a tentar cobrir meu buraco, parecia já ter reconstruído uma parte.
Então, com meus olhos, prestei mais atenção e descobri.
Há um remédio para a Solidão. É a Ternura.

A ternura estava trabalhando incansavelmente em minha solidão, tentando preenchê-la com sua luz doce e bela e sua textura macia. Mas como o buraco da solidão é vazio, a ternura precisa trabalhar aos poucos e lentamente, reconstruindo toda a borda.
Olhei em volta novamente e percebi que podemos curar a principal doença do mundo. E é fácil. Devemos doar Ternura.
A Ternura é como uma taça cheia que quanto mais se doa mais ela se enche.
A Ternura é outro nome para o Amor, é um Amor Fraternal, Universal e Puro.
A Ternura não espera nada em troca, não se mede ou se nega.
A Ternura desconhece conceitos como a ganância, justiça ou inveja, e ela faz com que a caridade, o perdão e a compaixão façam mais sentido...
Nesse mundo cheio de pessoas ocas pela Solidão não é fácil doar ternura, pois muitas vezes as pessoas não sabem o que fazer com ela e não a aceitam. Muitas vezes doar a ternura pode ser difícil, pois é contra a sociedade, é contra o capitalismo, é contra tudo o que aprendemos.
Doar ternura é mais humano e mais divino que qualquer outro de nossos atos.
Com meus olhos da alma, percebi que algumas pessoas ao meu redor tinham esse mesmo brilho furta-cor na beirada de sua Solidão e percebi que eu já distribuía ternura, mas apenas para aqueles que me são caros. E percebi mais, percebi que seus espaços vazios estavam menores e diminuíam mais não apenas quando recebiam Ternura, mas também quando doavam Ternura.
Assim, caso nem todos tenham olhos na alma, quero fazer um convite.
Mudem o seu mundo. Vocês têm a chance de fazer a diferença na vida de alguém, curando-a do maior mal de nosso mundo.
Vocês têm a oportunidade de descobrir o verdadeiro significado de suas vidas, pois ao doar ternura, você se sentirá conectado ao mundo às pessoas, e então tudo fará mais sentido, e o mundo será mais belo, e a vida será mais leve, e o sorriso mais fácil.
Mude seu mundo. Doe Ternura.

0 comentários:

Postar um comentário