terça-feira, 31 de maio de 2011

Ver além dos Olhos

Hoje terminei de ler "As Crõnics de Nárnia", admito que fiquei muito impressionada com o livro, pois o autor C. S. Lewis, foi além do que eu esperava.
 A verdade é que eu comecei a ler sem esperar nada, afinal, eu sequer havia assistido aos filmes. Mas como me disseram que era mto bom, comecei.
 Lindo, é a palavra que o define.
 O livro é extremamente rico em todos os sentidos. À primeira vista, devido ao estilo de narração e da escrita, você logo toma o livro por uma leitura infantil similar aos contos de fadas, inclusive com uma escrita leve e fluída, sem grandes descrições.
Mas logo em sua primeria crônica " O sobrinho do Mago", o leitor percebe que se trata muito mais do que de um mero conto de fadas, o livo traz questionamentos clássicos, sobre o universo e o multiverso, a criação do mundo,  a origem do mal, quem somos nós, para quê existimos, entre outras.

No decorrer das crônicas, quem lê-las, vai se deparar com inúmeras referências bíblicas, inclusive recriação de livros como o Gênesis e o Apocalipse, e uma representaçao da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
 Há ainda uma série de referências filosóficas, como a "Alegoria da Caverna" e a teoria do "Mundo das Idéias" de Platão. Há ainda outros questionamentos sobre a índole humana, sua natureza e sobre a razão.
É simplesmente mais do que eu poderia esperar em um simples livro.
Mas isso tudo não é a grande magia. O ponto é: se vc não estiver preparado, vc não enxergará nada disso, e o livro não passará de um lindo conto de fadas escrito para crianças. Admito, se eu o tivesse lido há 1 ano, eu talvez não fosse capaz de compreendê-lo, e digo mais, acredito não ter compreendido ainda sequer um terço.
Por tanto, à todos que se interessam por leitura, eu recomendo.

PS: Quero reforçar que minha intenção não era fazer uma resenha, mas sim expôr minha doce surpresa.

2 comentários:

Magno Rocha disse...

A surpresa sempre é muito doce quando você não sabe o que esperar...esse sentimento é muito bom!

Marina Risther Razzo disse...

Crônicas de Nárnia é muito mais do que as pessoas pensam. É uma pena que sejam poucos os que conseguem enxergar o verdadeiro significado do livro escrito por um dos maiores escritores de todos os tempos, Lewis.
Acho que esse livro deveria ser lido várias vezes, pois cada vez que lemos sentimos algo diferente, percebemos um detalhe a mais (assim como, na minha opinião, O Pequeno Principe deveria ser lido todo ano!!)
De crianças a adultos, esse livro não possui idade pra ler.
:)

Postar um comentário