segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maioridade

Até hoje me lembro de um dia em minha quinta série, em que minha professora nos perguntou "Quantos anos vocês terão no ano de 2005? E 2010? E 2020?"
Aquele, ela o ano 2000 e eu tinha 10 anos.
Me lembro que em vez de fazer as continhas para descobrir minha idade (até pq era bem fácil e fiz de cabeça), fiquei pensando "Como será que é tem 15 anos? Deve ser incrível!"
Pois bem, meus quinze anos vieram, foram incríveis e se foram, mas no final não pareceram grande coisa. E quando estava com quinze eu parei e me perguntei, "Como será que é ter 20 anos? Deve ser perfeito! Terei carta, poderei sair de casa, terei meu próprio dinheiro, serei livre!"
Pois bem, meus vinte anos chegaram e agora. Acabaram.
Eu não estava errada, foi perfeito, eu tenho carta, tenho meu dinheiro, tenho namorado, tenho amigos e conquistei minha liberdade. Mas vieram junto as responsabilidades. Essas, eu nunca pensei que cairiam em mim com tanta leveza e ao mesmo tempo com tanta importância.

Eu nunca pensei que o tempo fosse se tornar algo valioso, e que a liberdade não adiantaria nada se eu não estivesse presa às pessoas que amo. Nunca pensei que ser a única dos filhos a ainda morar com meus pais me fizesse amadurecer tanto e dar tanto valor à família. Eu nunca pensei que com 20 anos eu teria que pensar em contas, cartão de crédito, gasolina, guardar dinheiro pra uma casa, fazer trabalho de faculdade, programar o futuro, trabalhar. Sempre achei que com 20 anos eu iria curtir. Achei que iria para baladas, para festas, que iria conhecer mta gente, que seria só diversão.
E na verdade, foi, apenas foi de um jeito diferente, e estou muito mais feliz com as coisas do jeito que são, sei que sou mais completa do que jamais imaginei ser, e ao mesmo tempo, sei que não perdi a minha criança interior.
Não é Magno?
E meus amigos que tbm o digam.... Não é Marina, Paula, Luellen, Thais e Lucas?
São eles quem me suportam constantemente, com minhas oscilações de infantilidade e maturidade.
Apenas para lhes informar, ainda corro, brinco de Stop, faço manha, assisto anime, dou risada, faço cócegas, faço piada (às vezes tão nerd que fica sem graça). Tomo sorvete e como chocolate como se fossem a coisa mais deliciosa do mundo, me lambuzo comendo cachorro quente. Ah! Ainda fico emocionada com sorrisos (esse, espero manter para sempre).
Mas em fim.... os 20 anos terminam hj. Amanhã começam os 21, a maioridade moral. (Em tese caiu pra 18, mas td mundo ainda considera 21 anos o marco da passagem para a vida adulta).
Sobre os 21 e até os 30, dessa vez imaginarei algo diferente. Não imaginarei que será fantástico, pois sei que já o é.
Imaginarei que serei tão feliz, que serei obrigada a dividir a  felicidade com todos à minha volta. Pois são eles que me farão assim!

3 comentários:

Renate disse...

è garota.. o tempo passa mesmo, queira vc ou não! mas... com o passar de mais um pouco de tempo, vc verá q a vida é feita de sabores: sabores da infância, sabores da adolescência, sabores da vida de solteira e assim vai. Daqui a 5 anos o cachorro quente q vc comia qdo criança não terá mais o mesmo sabor, nem o sorvete, nem a brisa q entra pela janela do carro vai ser tão intensa do q qdo foi qdo vc tirou carta! Deguste suavemente cada sabor em seu próprio tempo, sem pressa...bjo

Paula Montanari disse...

Eu ainda não acredito que já temos 21 sabe...ontem mesmo tinhamos 08 anos, onde foram todos esses 13 anos? Uma vida... Mas muito bem aproveitada, como você disse. Me arrependo das coisas que não fiz, mas me arrependo também de algumas que fiz, não vou ser hipócrita. Às vezes eu só queria ter feito algumas escolhas melhores, mas, no final, elas me trouxeram onde eu estou...e não é um lugar tão ruim. Crescer é difícil, mas NÓS o fizemos muito bemn.

Unknown disse...

Nossa, eu ainda nos meus 16, mas sei que depois dos 15 começam as responsabilidades... Queria voltar no tempo... e não me preocupar com nada.
Parabéns pelo post, muito legal.

Postar um comentário